Palhaços do Rio Vermelho volta às ruas em 2023
Após dois anos sem o tradicional desfile, por conta da pandemia da covid-19, a alegria volta às ruas do bairro mais boêmio de Salvador. A expectativa é receber um público de mais de 5 mil pessoas
O bairro do Rio Vermelho volta a acolher o maior cortejo de palhaços do país que há onze anos valoriza a cultura e consagra o espírito lúdico da infância, representado na figura mítica do Palhaço, assim como agrega e dá espaço para diversas manifestações de cultura popular do estado da Bahia. Após o pedido do público o Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho volta com seu desfile recheado de muita alegria e fantasia, o símbolo de um dos grandes momentos do pré-carnaval da Bahia, que reúne todos os anos mais de cinco mil pessoas de todas as idades, esse ano promete bater o recorde do último desfile com 8 mil pessoas. Com o objetivo de preservar o bairro boêmio, uma forma livre de brincar o pré-carnaval através da fantasia, da livre forma de se divertir, unindo amigos, família, crianças e adultos. O desfile sai no dia 04 de fevereiro (sábado) com concentração às 17h, na Quadra Esportiva na Rua da Paciência e saída às 19h.
Para 2023, os Palhaços do Rio Vermelho vão intensificar ainda mais a sua atuação, ampliando as intervenções artístico-cultural no bairro. O Movimento vai aproximar várias linguagens artísticas como artes plásticas, circenses e teatrais, através de ações que vão transformar o Rio Vermelho em um grande picadeiro cultural. Resgatando a fantasia, os desfiles das marchinhas dos antigos carnavais, principalmente o Bando Anunciador do Carnaval, que existia no bairro na década de 50/60, a manifestação compõe a diversidade e a preservação do bairro no verdadeiro pré-carnaval de cunho popular. “Realizar o desfile após dois anos parados, por conta da pandemia é uma conquista. Esperamos o nosso público alegre, fantasiado, grupos de amigos e família, para uma retomada revigorante”, explica Lúcia Menezes, uma das fundadoras do movimento. Lúcia reforça a sensibilidade de amigos, parceiros e empresas competentes. “Estamos voltando às ruas do Rio Vermelho, graças ao patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, do Governo do Estado da Bahia, da Bahiagás e de empresas parceiras do movimento”, conclui.
Serviço:
Desfile Palhaços do Rio Vermelho
Quando: 04 de fevereiro de 2023 (sábado)
Horário: Concentração às 17h e saída do desfile às 19h
Onde: Quadra Esportiva na Rua da Paciência