A importância do suplemento alimentar na rotina do seu pet
Para que cachorros e gatos tenham benefícios com nutrientes adicionais em suas dietas, os suplementos alimentares específicos para pet foram desenvolvidos para atender as necessidades nutritivas dos animais de estimação. A suplementação fornece nutrientes adicionais à dieta regular de cães e felinos, complementam a alimentação e suprem deficiências nutricionais específicas. “As fórmulas contém vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos e compostos, que são essenciais para saúde e o bem-estar dos pets”, ressalta Luciane Barral, sócia da DOCG Bahia. “Não é necessário receita médica, mas é importante ressaltar que suplementos para cães e gatos não são medicamentos. Remédios para pets são substâncias que tratam, previnem e controlam doenças ou condições de saúde específicas”, complementa. Logo, muitos suplementos alimentares para cachorros e gatos de estimação não exigem receita médica para serem adquiridos. O principal motivo para isso é que esses suplementos são geralmente considerados como alimentos complementares. Confira os tipos de suplementos e seus benefícios como nutriente alimentar ideal para os seus pets:
Suplementos vitamínicos: eles contêm vitaminas essenciais para promover o funcionamento saudável do organismo do animal. São formulados para atender às necessidades específicas de diferentes espécies e estágios da vida do pet.
Suplementos minerais: esses suplementos fornecem minerais importantes, como cálcio, ferro, zinco e magnésio, que são necessários para a saúde óssea, metabólica e outras funções corporais.
Suplementos de ácidos graxos: ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são benéficos para a saúde da pele, pelagem, articulações e o sistema imunológico dos animais. Os suplementos de ácidos graxos são com frequência encontrados na forma de óleo de peixe ou óleo de linhaça.
Suplementos para articulações: esses suplementos são formulados para promover a saúde das articulações e ajudar a reduzir a inflamação em animais com problemas articulares, como artrite. Eles contém ingredientes como glucosamina, condroitina e MSM.
Suplementos probióticos: probióticos são bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal do animal. Esses suplementos podem promover a saúde digestiva, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a absorção de nutrientes.
Suplementos para suporte específico: existem suplementos alimentares formulados para atender a necessidades específicas, como suplementos para suporte renal, suplementos para suporte cardíaco ou suplementos para suporte da saúde dental.
Mas qual é o suplemento ideal para o seu pet? Ao perceber qualquer diferença em seu animal de estimação, é possível recorrer ao uso de suplementos alimentares, adequando-os às necessidades específicas do seu pet. As instruções de uso estão disponíveis na própria embalagem, orientando a forma adequada de administrá-los para cada tipo de animal. “O tipo de suplementação adequado para o seu pet vai depender das características específicas dele. Observando as necessidades, escolha um produto que tenha qualidade comprovada na apresentação, que seja mais atraente para seu animal e siga rigorosamente as orientações do fabricante”, conclui Luciane Barral.