Atrações carnavalescas agitaram o Pelourinho no último dia da Expo Carnaval Brazil
Imperatriz Leopoldinense (RJ), Mocidade Alegre (SP), Malê Debalê (BA), Boi Caprichoso (AM), Orquestra de Frevo (PE) e grupo Flor do Campo (MT)
Encontro de Carnavais no Pelourinho. Um lugar perfeito, cercada de casarios, para encerrar com chave de ouro a segunda edição da Expo Carnaval Brazil em uma tarde de domingo, com muita folia. As cidades carnavalescas de diversas regiões, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Parintins e Cuiabá, desfilaram uma versão pocket de atrações que se destacam na maior festa popular do país. Um encontro musical inusitado, unindo diversas sonoridades, como, por exemplo, a percussão do samba reggae com o frevo e a bateria das escolas de samba com as entoadas e o maxixe. Com um repertório bem carnavalesco, o Tio Elétrico criou uma atmosfera total de folia, recebendo o público com um repertório de sucessos carnavalescos. Transformada em um sambódromo ou circuito, o Largo Terreiro de Jesus recebeu primeiro o bloco Malê Debalê, com o seu famoso balé afro. Em seguida, o ritmo frenético do frevo do Balé Cultural de Pernambuco e Orquestra de Frevo, contagiou baianos e turistas. A Escola de Samba Mocidade Alegre, campeã do último Carnaval paulista, a terceira atração, mostrou que São Paulo também sabe fazer samba. Do Centro Oeste, Cuiabá foi representada pelo grupo Flor do Campo, grupo muito tradicional no Carnaval da cidade, mostrou a apresentação típica do Siriri. Já o boi Caprichoso, o mais recente campeão em Parintins, coloriu de azul o Centro Histórico, juntamente da belíssima Índia Cunhã-Poranga, recebendo muito carinho do público, principalmente pelas crianças. Um dos momentos mais esperados do domingo, foi a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, que mostrou a razão de ter se consagrada campeã do carnaval do Rio de Janeiro, em 2023. Com o autêntico samba carioca, a escola não deixou ninguém parado no Terreiro de Jesus.
“Foram três dias de muito conteúdo, debates, negócios e cultura. A Expo Carnaval 2023 consolidou esse evento que é fundamental para potencializarmos ainda mais essa festa que é uma das principais vitrines do Brasil para o mundo, que atrai turistas e movimenta a economia do país”, afirmou Fábio Almeida, Ceo da Join entretenimento, realizadora da Expo Carnaval Brazil em parceria com a Zum Brazil. Assim como aconteceu durante os dois dias da Expo Carnaval Brazil, no Centro de Convenções, a Expo mostrou toda a pluralidade e diversidade dos Carnavais do Brasil, formando um verdadeiro “intercâmbio cultural” nos três dias de evento e encerrou com maestria em uma apresentação inédita com todas as atrações juntas no ritmo de “Aquarela do Brasil” e em seguida de “We Are The World Of Carnaval”, no Centro Histórico de Salvador. “Quem esteve no Pelourinho, ontem, pode conhecer um pouquinho da música, da dança e das tradições culturais de diversos estados do país. Promover intercâmbios culturais e estruturantes para a preservação da cultura Brasileira e estimular a economia criativa é o principal propósito da Join! Foi um momento histórico”, comentou Fábio Almeida.
ASPAS DA JOIN
A Expo Carnaval Brazil é patrocinada pela Embratur, Prefeitura de Salvador, Saltur, SEMDEC, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (RIOTUR), Dream Factory, Prefeitura de Recife, Prefeitura de Turismo da cidade de São Paulo (SPTURIS), SYMPLA e Banco do Nordeste. O evento conta com o apoio da Rede Cidades do Carnaval, Made In Bahia, Ampro – Associação de Marketing Promocional, Fecomércio BA, Sesc-Senac, ABAV BA, Assespro BA, Sistema FIEB – Senai Cimatec, Sinta Mais, Dengo – Associação Brasileira de Indústria de Hotéis da Bahia, Salvador Destination, Salvador Lab, Ecad e Plus Viagem, entre outras.