Cantora Carla Visi participa da Campanha de Carnaval da Hemoba
Para abastecer o estoque, Hemocentro abrirá excepcionalmente neste domingo (12)
A cantora Carla Visi participará da campanha de Carnaval da Hemoba, nesta segunda-feira (13), a partir das 12h, na sede da Fundação, em Salvador. Carla foi vocalista da banda Cheiro de Amor, onde emplacou vários hits como Vai Sacudir, Vai Abalar, É Demais Meu Rei, Quixabeira, Simpatia, Abre Coração, Olha Eu Aí, Dança da Sensual e Aviãozinho. Além de cantora, ela também é jornalista, gestora ambiental e mestre em ecologia humana, preocupada em promover o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade, como, por exemplo, o ato de doar sangue. A campanha de Carnaval “Chame gente. A Hemoba precisa de todos” tem o objetivo de mobilizar os voluntários à doação para manter o estoque abastecido e garantir a assistência à população no período da folia. Nesta época, há uma baixa no estoque ocasionada pelo afastamento dos doadores, que estão envolvidos nas festas carnavalescas ou viajam para aproveitar o feriado prolongado. Além disso, ocorre um aumento no número de acidentes e, consequentemente, cresce a demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. Segundo o Ministério da Saúde, há uma diminuição de 20% a 30% de voluntários para a doação neste período.
“Infelizmente, no período de Carnaval, acentua a baixa do estoque de sangue nos hemocentros. Para manter os estoques em níveis seguros convidamos os doadores à prática de um gesto de amor ao próximo. Antes brincar o Carnaval ou viajar, nos ajude a salvar vidas”, solicita Luiz Catto, diretor geral da Hemoba. Para atender os doadores, a Fundação funcionará em horário especial neste final de semana e no período de Carnaval. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador funcionará no sábado (11), das 7h às 16h30, e o Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue), de 8h às 17h, na Igreja Universal do Iguatemi. No domingo (12), a sede abrirá das 7h30 às 12h30.
Horário de atendimento no Carnaval – Em Salvador, na quinta-feira (16), todas as unidades funcionarão no horário habitual. Na sexta-feira (17), o Hemocentro Coordenador receberá os doadores das 7h30 às 17h e o Hemóvel estará no Salvador Shopping, de 8h às 17h. Já no sábado, o Hemocentro abrirá das 7h30 às 13h e o Hemóvel, de 8h às 14h. No domingo (19), todas as unidades estarão fechadas. Na segunda e terça-feira de Carnaval, a sede da Hemoba atende das 7h30 às 17h e, o Hemóvel, de 8h às 17h, na Estação Rodoviária. Na Quarta-feira de Cinzas, o Hemocentro abre das 8h às 18h30; o Hemóvel funciona, de 13h às 18h, no Salvador Shopping, e as outras unidades funcionarão normalmente, exceto a do Hospital Irmã Dulce. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site da Hemoba (https://www.hemoba.ba.gov.br/pagina/view/36/horarios-de-funcionamento-carnaval).
Critérios para doação de sangue – Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.