Cantora e compositora Laiô representa a Bahia no Festival Nacional de Paracatu (MG)
Natural de Ilhéus, artista é única baiana a ser classificada com música autoral para participação na 18ª edição do festival
A cantora e compositora Laiô (@colanapreta) é a única baiana classificada para se apresentar no 18º Festival da Música Brasileira de Paracatu (MG). Sua canção “Alerta” foi uma das 18 classificadas entre 134 inscrições de representantes dos diversos estados do país. Natural de Ilhéus (BA), a artista coleciona classificações, prêmios e participações em festivais por todo o Brasil há mais de 10 anos. O festival acontece entre os dias 7 e 8 de julho e Laiô leva sua voz marcante e identidade baiana nessa grande mostra da música popular do Brasil. Com um repertório autoral que mistura ritmos latinos e brasileiros, num flerte com o indie, a trajetória da cantora é marcada pela representação do litoral sul da Bahia nos grandes festivais de música. Em 2013, Laiô foi campeã do Festival Internacional de Música do Descobrimento em Porto Seguro, já em 2019, a artista ganhou o prêmio de melhor intérprete no maior festival de música do país no formato mostra competitiva, o Festival Nacional da Canção, que acontece no estado de Minas Gerais.
Para Laiô, os festivais seguem sendo uma oportunidade de conexão real entre o artista e o público, visto que as mostras competitivas ocupam praças em cidades e estados distintos, levando canções inéditas de diversos artistas brasileiros e geralmente desconhecidos do grande público. A cantora destaca que as pessoas vão para ouvir o “novo” e se conectar com a história de cada artista.
“Os festivais me trouxeram o primeiro contato com os grandes palcos, com a responsabilidade de apresentar a minha verdade através das minhas composições. Sou o que sou hoje, porque esse tipo de mostra me encorajou a falar daquilo que me atravessa, a entender o que eu desejava comunicar, desde a letra ao figurino que compõe a apresentação de uma canção. Me impulsionou a levar o nome da minha região para cada pedacinho de chão por onde passei. Foi nos festivais que entendi que existem pessoas que se conectam com o que eu canto. Isso é gigantesco e só me retroalimenta para seguir no fazer artístico”, afirma a cantora.
Laiô é Mulher preta, lésbica, nascida em Ilhéus, cantora e compositora sul-baiana que atua há 18 anos em sua trajetória artística. Sua mistura entre ritmos latinos e brasileiros, com flerte no indie, está registrada em 2 discos e 4 singles já lançados, sendo eles: Ep MiMiMi (2015), Primavera (2017) com videoclipe, A chave feat. Pedro Pondé (2020), Alerta (2020) com videoclipe, disco Laiô (2022) e agora seu 4º single “Já chego” (2023) recentemente lançado. Suas últimas obras têm conquistado cada vez mais espaço na cena afropop da Bahia. Laiô também é produtora cultural e como artista independente costuma promover iniciativas para levantar apoios financeiros em suas redes sociais.
Confira como apoiar a artista através do instagram: @colanapreta
Acompanhe em:
Spotify: Laiô
Youtube: /@laiosoueu