Feira de Quadrinhos foi realizada no MAC Bahia dia 25 de janeiro

29 de janeiro de 2025
0 Comentários

No dia 25 de janeiro, foi realizada a Feira de Quadrinhos, das 14h às 20h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia. O evento, uma das ações integrantes da Exposição Trans Laerte, teve a presença de oito quadrinistas e cartunistas baianos que exibirão suas mais recentes produções, dentre eles: Anderson Shon e Daniel Cesarte, que acabaram de receber o Prêmio HQ Mix 2024; Val Oliveira, ganhador do Prêmio Odisseia Fantástica 2021; Dan Borges, vencedor do Prêmio Pretas Potências 2023; além de Breu, Bruno Marcello (Bau), Darwiz Bagdeve e Delfi, que também são artistas com longas trajetórias e engajamento social.
Afora a possibilidade de adquirir as obras dos expositores, o público também pôde levar seus gibis antigos para trocar e para renovar suas coleções. No local, houve um espaço com mesas, varais e algumas revistas em quadrinhos. A ideia surgiu para as pessoas poderem pegar um gibi e deixar outro no lugar, de forma a estimular a troca. Outro espaço com o qual a feira contou foi a área reservada às crianças, com esteiras, almofadas e balaios com quadrinhos infantis, para garantir o conforto da família e estimular a leitura nos mais jovens.
Ainda como parte da programação da Feira de Quadrinhos, houve, das 15h às 17h, uma sessão de autógrafos com o roteirista, ilustrador e pesquisador Hugo Canuto. Em seu trabalho, ele buscou expressar a relação entre arte, culturas e mitos do Brasil e da América Latina. Hugo é autor do livro Contos dos Orixás, história em quadrinhos inspirada nos mitos e lendas da cultura yorubá e afro-brasileira. A obra foi indicada entre as finalistas ao Prêmio Jabuti 2020 na categoria HQs, vencedora dos Troféus Angelo Agostini e Abebé de Prata, tendo sido adquirida pelo museu Smithsonian, nos EUA.Exposição Trans LaerteA Feira de Quadrinhos foi uma ação integrante da Exposição Trans Laerte, que apresentou a vida e a obra da cartunista Laerte Coutinho e estará em cartaz também no MAC Bahia, até o dia 23 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita. São cartuns, tirinhas e charges, produzidos ao longo de mais de cinco décadas de trabalho de uma das cartunistas e chargistas mais importantes do Brasil. O projeto total da exposição, incluindo a Feira de Quadrinhos, foi contemplado pelo Edital Funarte das Artes 2023 – Artes Visuais Marcantonio Vilaça e conta com realização da Somos Comunicação, correalização da Via Press Comunicação e apoio institucional do MAC e do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Mais informações podem ser obtidas no perfil de Instagram @translaerte.Foto: divulgação