Lançamento do primeiro livro infantil sobre progressão da miopia em crianças e tratamento de ortoceratologia acontece dia 21 de setembro

17 de setembro de 2024
0 Comentários

Aberto ao público e com a presença da autora para sessão de autógrafos, lançamento do livro “As Lentes Mágicas” terá também recreação e contação de histórias

Abordando de forma inédita a importância do controle da progressão da miopia em crianças, “As Lentes Mágicas”, primeiro livro infantil da escritora e Oftalmologista Carolina Daltro, será lançado no dia 21 de setembro, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea – MAC_BAHIA, na Graça, com atividades recreativas, contação de histórias e sessão de autógrafos com a autora, tudo gratuito e aberto ao público. O livro, que será lançado pela Editora Pé de Pitanga, da também escritora baiana Eliana Oubiña, conta ainda com ilustrações da jovem artista Marcele Rebeca, e traz uma abordagem informativa e lúdica sobre o tratamento com lentes de ortoceratologia. Assim como Mariana, a personagem do livro “As Lentes Mágicas”, quem entra em contato pela primeira vez com a palavra ortoceratologia, precisa de um tempo para assimilá-la. A técnica onde são usadas lentes de contato especiais que corrigem a miopia e o astigmatismo durante o sono, possibilitando aos pacientes enxergar um pouco melhor a cada nova manhã, já foi um procedimento muito utilizado. “A miopia infantil é hoje um grave problema de saúde ocular, que pode trazer diversas complicações visuais na vida adulta. Nesse momento sinto-me realizada em poder expandir o universo do meu dia a dia, no consultório de oftalmologia, com o mundo.”, conta a autora Carolina Daltro, Médica Oftalmologista.

Sobre a autora carolina Daltro

Carolina Daltro nasceu em Salvador, Bahia, onde mora com seu esposo Eduardo Augusto e seus dois filhos, Maria Eduarda e Luiz Fernando. Mãe de Lika Pretinha, uma border collie de 3 anos, adora aprender coisas novas, ler e está sempre de mala pronta para viajar com a família. Ama seu trabalho e foi nas histórias dos seus pacientes que nasceu a inspiração para escrever esta obra. Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atua como Oftalmologista, atendendo adultos e crianças, há mais de 15 anos. Fez residência médica de Oftalmologia no Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção à Cegueira – (IBOPC). Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – (CBO). Sócia Benfeitora da SOBLEC – Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC). Membro ativo da SOFBA – Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA). Médica Membro do Comitê de Controle da Miopia do Grupo Opty – Regional Bahia.

Sobre a Editora Pé de Pitanga

Acreditando que a leitura é o caminho para um futuro mais consciente e pleno, a Editora Pé de Pitanga @editorapedepitanga nasceu em 2021 para nutrir sonhos e criar novas possibilidades, sobretudo para jovens autoras e autores. Sob o comando da escritora Eliana Oubiña, a Editora Pé de Pitanga desenvolve projetos significativos na construção de conteúdos voltados para a transformação do ser humano. A inspiração vem das próprias transformações em sua vida, quando buscou a sua reinvenção em diversos momentos e acontecimentos da sua trajetória. Baiana de nascimento, soteropolitana, Eliana Oubiña é filha de imigrantes espanhóis e com eles aprendeu a ouvir histórias de vidas que a fizeram ir em busca dos seus sonhos. Começou a esboçar os primeiros rascunhos da escrita pelo seu diário e em 2020 lançou “Xiii… O que era mesmo?”, seu primeiro livro. A escritora também já publicou “Animatrópole” e “Os Sons de Esperança”, que conquistou, em 2023, o Selo Cátedra 10 Unesco PUC-Rio.

Foto: divulgação