Música como instrumento de terapia: Diálogos musicados sobre saúde mental
O projeto já percorreu mais de 100 cidades na Bahia.
Psicólogo, músico, professor e palestrante, Valney José, criador do projeto Diálogos Musicados sobre Saúde Mental, que já passou por mais de 100 cidades na Bahia, fortalece a bandeira da Educação Socioemocional e usa a música como instrumento terapêutico e educativo. O projeto conversa sobre saúde mental com diversos públicos (estudantes, professores, familiares, profissionais de saúde e da assistência social, colaboradores de diversas empresas) com o objetivo de tornar mais leve um assunto sério que tem ganhado cada vez mais importância no Brasil.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, além disso, o Brasil é considerado o país “mais ansioso do mundo”, realidade agravada com a Pandemia iniciada em 2020.
Os Diálogos Musicados são uma forma de alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, superando preconceitos e possibilitando uma troca genuína com os ouvintes. Valney acredita que o trabalho através da música tem o poder de reunir pessoas para reflexão e promoção de saúde integral, a música prende a atenção, raridade em um mundo tão acelerado.
“A arte em si já tem um potencial terapêutico, e mesmo quando estamos cantando, interpretando as letras à luz dos conhecimentos da psicologia, ali já tem um processo que a gente chama de Psicoeducação, aquela canção traz lições que muitas vezes ainda não foram capturadas pelo público, a arte é ponte, gera encontro, encanto e gera saúde quando bem direcionada, é isso que tentamos fazer com os Diálogos Musicados”, conta Valney.
Em março de 2023, Valney José lançou um EP de músicas autorais, composto por cinco faixas que agregam ao projeto “Diálogo Musicado sobre Saúde Mental”. O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais (youtube, spotify, deezer, apple music) e na Bio do perfil do instagram @valneyjosepsi onde também é possível acompanhar o trabalho desenvolvido.