Poesias e crônicas retratam lembranças e saudades em “Catu e Meus Momentos”
Quarto livro do escritor catuense Eron, reúne pensamentos e reflexões dos amores deixados na lembrança, como um lapidar que faz rejuvenescer na alegria do riso e um êxtase para a alma
Foi com propriedade e de maneira ímpar que Eronildes Chaves Ribeiro, conhecido como Eron trouxe à tona reflexões através de poesias, transformando seus momentos inesquecíveis em memórias, compartilhados no livro “Catu e Meus Momentos”, que narra de forma leve, descontraída e serena lembranças guardadas na memória de um jovem nos seus bens vividos 78 anos. A obra será lançada na sexta-feira (16 de agosto), às 19h30, na Casa de Cultura Antônio da Luz Pinto, em Catu. Em seu quarto livro, Eron faz da própria literatura o gancho para atrair o leitor a desfrutar de uma boa história, o volume enfileira 47 poesias, mesclando crônicas nas quais a emoção de ideias constrói um sentido que deu vida às suas saudades. De acordo com o autor, o livro fala de conexões. “É voltar ao passado, vivendo no tempo presente, nas lembranças e belas recordações, dos momentos vividos outrora, que se fez germinar, brotando os frutos dos amores e hoje colhidos e eternizados, nas páginas deste compêndio”, explica. Entre as crônicas do livro, “O Catende” tem uma afeição especial. Dedicado ao bairro em que nasceu e foi criado, Eron recorda detalhadamente do seu povo, da sua gente. Passagens de sua infância se misturam aos sabores, cheiros e ao barulho da água do rio límpido que corria do outro lado da linha do trem. O amor à família, a sua esposa é retratado poeticamente em capítulos que marcam sua versão romancista. O livro traz uma narrativa própria, resgatando memórias, fortalecendo suas bases e preservando seus sentimentos entrelaçados ao jogo de palavras de um gênero literário específico que é a contação de história, estimulando o leitor a olhar o seu mundo.
Sobre o autor
Eron sempre gostou de contar estórias, como um bom morador do interior, não podia ver uma roda de pessoas e lá se vinham casos, “causos” e piadas sobre si mesmo, sobre pessoas, e pessoas de Catu. Histórias picantes que provocavam intensas e gostosas gargalhadas. Enquanto contava, pegava na voz, o que dificultava, muitas vezes, o entendimento. Não se importava, recontava, contava, recontava. Eron decidiu contar mais uma vez, mas um contar diferente, despretensioso, assim como é sua vida, sem preciosismo. De contador de números, no Colégio Santana, com aulas de Contabilidade, e em Bancos, quando demonstra profissionalismo, aposentando-se como Gerente, passa agora a escrever estórias e histórias. Em 2013 lançou seu primeiro livro, “Catu: história, casos e causos”, a obra é composta dos “causos” acontecidos no município, com personagens e personalidades da cidade. Momentos pitorescos, cômicos e picantes, narrados de maneira que também falam da época.
Seu segundo livro, foi em 2015, “Histórias e causos que não contei”, descreve os “causos” de personalidades e personagens da cidade de Catu. A trilogia de causos encerrou em 2022, com o livro “Catu e suas histórias”, que narra histórias hilárias, envolvendo personagens e personalidades da sociedade, história dos bairros, origem do nome e o misticismo dos seus habitantes, como lendas, bravuras e poesias.
Foto de Samuel e Riso Fotografia