Quinta temporada do ‘Conversa Preta’ estreia dia 16 de novembro na tela da Rede Bahia
Luana Assiz comandará a atração que irá focar nos encontros e vivências, dando protagonismo às histórias dos entrevistados; no primeiro episódio, Vanderson Nascimento divide a apresentação com Luana
Ancestralidade, inovação, empreendedorismo, futuro negro e sonhos. Estes são alguns dos temas que serão abordados durante a 5ª temporada do “Conversa Preta”, programa da Rede Bahia que debate o racismo e fortalece o protagonismo preto na sociedade. A estreia do primeiro episódio será no dia 16 de novembro, após o “Mosaico Baiano”. Sob o comando da jornalista e apresentadora Luana Assiz, o “Conversa Preta” voltará às origens, focando nos encontros e vivências dos entrevistados, sempre dando protagonismo para as histórias. Ao todo, serão exibidos três episódios, sempre aos sábados, em um cenário especial assinado pela diretora de produção, Litza Costa. “Lançamos o ‘Conversa Preta’ em um momento difícil de mundo, em meio à pandemia global do coronavírus, quando a morte nos EUA de George Floyd acendeu o movimento negro e levantou ainda mais a luta antirracista. Ao longo dessas quatro edições, mostramos o protagonismo negro, histórias de força e resistência, nossa gente preta que cria, inova, produz cultura, história e economia. Para 2024, comemoramos nosso aniversário voltando às origens, a partir de conversas com quem está movimentando a cena em várias áreas da sociedade”, explica a diretora da atração, Andrea Bonfim. No programa de estreia, no dia 16/11, Luana dividirá a apresentação com o âncora do Bahia Meio Dia, Vanderson Nascimento. Juntos, eles falarão sobre “Volta às origens e Ancestralidade” com os convidados Matheus Buente, que é professor de história e humorista; Maria Gal, que atua como apresentadora, atriz, produtora, palestrante e criadora de conteúdo; Evaldo Maurício Silva, mais conhecido como Evaldo Macarrão, que é ator e comediante, atuando no teatro, cinema e televisão. Na data, o público ainda poderá ouvir o som da banda Filhos de Jorge.
Com tema “Inovação, Criatividade e Empreendedorismo”, o segundo episódio irá ao ar no dia 23/11, sob o comando da dupla Luana e Muller Nunes Os convidados serão Elísio Lopes, roteirista da Globo e diretor teatral; Hebert Conceição – boxeador e campeão olímpico, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio; e Jamile Menezes, jornalista e criadora do portal de comunicação Soteropreta. A atração musical será o cantor Tatau. O último episódio será exibido no dia 7/12 e terá como tema “Futuro negro, Sonhos e Criação”. Na ocasião, Luana conduzirá o “Conversa Preta” ao lado da jornalista e apresentadora da TV São Francisco, Joyce Guirra. Elas receberão, no estúdio do programa, Jaqueline Góes, professora e pesquisadora que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 48 horas após a confirmação do 1º caso de Covid-19 no Brasil; Ícaro Rosa, chefe de cozinha; e a apresentadora da TV Globo, Rita Batista. Outras duas participações especiais serão Kenya Sade – que é apresentadora do Multishow que cobriu grandes eventos musicais, como Rock In Rio, Lollapalooza e Festival de Verão – e Duda Santana, que fará um momento de poesia. A trilha sonora será conduzida pela compositora e cantora Sued Nunes.
Foto: divulgação