Shopping Paralela reforça ações de ESG
Centro de compras é ponto de coleta de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e promove outras ações sociais
Os baianos voltam a se mobilizar, desta vez, para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, e o Shopping Paralela disponibiliza ponto de coleta de alimentos, água mineral, material de limpeza e higiene, no piso L2. A ação solidária é em parceria com o Esporte Clube Bahia, o movimento Chamada Solidária e a Rádio Salvador FM. O centro de compra não está recebendo roupas. As questões de governança ambiental, social e corporativa (ESG) estão no centro das ações do Paralela, administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país. Junto com o Startei Hub de Inovação, o shopping desenvolveu seu plano de ESG, que inclui treinamentos sobre diversidade e inclusão. No mês de conscientização do autismo, Abril Azul, houve capacitação para lojistas e equipes em parceria com o Núcleo Adapt de Psicologia e Intervenções. Foi o segundo treinamento de conscientização do Autismo e neurodivergentes em geral, promovido pelo shopping, que também realizou momentos educativos com o influenciador digital, fundador do site Dois Terços, e atuante nas causas LGBTQIAPN+, Genilson Coutinho.
A convivência com a diversidade é ampliada em locais como shopping center e a preparação para lidar com os diversos públicos é necessária para o atendimento de excelência. “As capacitações de lojistas e equipes permitem esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o universo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em relação ao outro. Isso nos ajuda a atendermos melhor as necessidades de nossos públicos e de seus familiares”, comenta o superintendente do Paralela, José Roberto Ribeiro Júnior. As campanhas solidárias em prol do Hospital Martagão Gesteira e ações de saúde, como ser ponto de vacinação para imunização da dengue e influenza; local de realização de exames de densitometria óssea, em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI), além promover a amamentação e prevenção do câncer de colo de útero, juntamente com o Hospital Roberto Santos e o projeto “Todos por elas no Outubro Rosa”, reforçam as ações de ESG do Shopping Paralela.
Na área ambiental, há ações que incentivam a economia circular e o plantio de árvores. Na campanha de mães do ano passado, em parceria com a Natura e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), a cada cinco kits da Natura Ekos entregues aos clientes, foram doadas mudas de árvores para a cidade. “Conseguimos plantar mais de 500 árvores em espaços urbanos de Salvador, definidos pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB)”, diz o gerente de Marketing do Shopping Paralela, Gabriel Araújo. O superintendente do Paralela, Ribeiro Jr., ressalta que “a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente são indispensáveis para uma verdadeira transformação em direção à sustentabilidade”. Ele acrescenta que, “nesses 15 anos de operação do Shopping Paralela, há muito o que comemorar, agradecer aos baianos e de se orgulhar. Temos cumprido nossa função social como centro de compras, lazer, gastronomia e serviços, e estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado”, conclui.